sexta-feira, 15 de junho de 2012

Chile - nosso roteiro (dia 5 e 6)

Dia 5: Esse dia ficou livre, então resolvemos ir ao shopping dos outlets para fazer algumas comprinhas. Agora não me lembro mais o endereço, mas no google mapas tem alguns. Quem nos indicou foi o Pablo, o taxista.

Acordamos tarde, já que era dia livre, arrumamos a mala para ver se precisaríamos comprar outra mala, vimos que no noticiário Santiago estava com alerta ambiental pela baixa qualidade do ar (no inverno é muito seco, e a poluição suspensa no ar piora), e fomos almoçar no Liguria, queríamos muito voltar lá para um happy hour, mas como não deu, fomos almoçar mesmo. Comemos um milanesa a parmegiana, um pouco diferente do nosso, pois não leva molho de tomate , apenas o queijo gratinado em cima, não tão saboroso como o nosso, mas gostoso.

Daí o Frank que já estava apresentando sinais de crise alérgica (respiratória) piorou. Fomo para o hotel, ele tomou um antialérgico, e a ideia era, depois que ele acordasse, irmos aos outlets. Ele acordou todo grog, e eu fui passear sozinha pelos arredores do hotel para conhecer o bairro. Valeu muito a pena!

Foto: Mariana Gurgel - Praças entre duas avenidas grandes. (Av. Providencia)

Sabe aquele lote que fica bem na esquina e teria 3 frentes? Pois é, lá eles fazem praças. Aliás, há praças espalhadas por toda a cidade, nos cantinhos, dividindo grandes avenidas, entradas de metrô, praça, praça e praça. Muito agradável!

Me lembrei que meu amigo havia me falado de Ômega 3 era barato lá, parei em uma farmácia, e vi que realmente era muito barato! Comprei o suficiente para 6 meses, comprei tbm Centrum pro Frank, passei na Sorveteria Bravíssimo, e nem aí pros 11° que fazia tomei um sorvete doble, DELÍCIOSOOOO, perto do hotel. Eles abrem pro café da manhã, às 8:00, é um café além de uma sorveteria, mas não tivemos a oportunidade de ir lá no dia seguinte, pois tínhamos que correr pro aeroporto.

Foto: Mariana Gurgel - Doble de amora e mousse de chocolate

Voltei pro hotel, e fomos para o renomado Astrid y Gastón, havíamos feito reserva antes de sair do Brasil. Este restaurante está entre os 50 melhores restaurantes do mundo. Mas uma vez o Frank pediu carne e eu risoto de frutos do mar. Não gostamos muito não. Mas eu fiquei com aquela mesma sensação de que não havia gostado por questão de paladar, e não por questão da qualidade do prato. O Prato é muito bem elaborado, inclusive o maitre contou a história do prato, que tem origem europeia, e tal, mas, na minha opinião faltou algum tempero, e mais comida. Afinal, descendentes de italiano costumam gostar de fartura! Dessa vez o gosto de mariscos não estava tão acentuado, mas mais uma vez veio o camarão não tão cozido e olhando para mim! Fui esperta, e depois de retirar a cabeça do bicho, deixei o orifício virado para cima para não sair aquela água escura que escorreu no prato que havia pedido no Coquinaria no segundo dia da viagem.
Foto: Mariana Gurgel - risoto com frutos do mar (lá tem outro nome)

Foto: Frank Salgado - Cordeiro, cabrito, sei lá....

Foto: Mariana Gurgel - Era para ser de limão com suspiro, gostoso, mas enjoativo.

Fomos e voltamos a pé, dá uns 10 minutos de caminhada, e tivemos a agradável companhia de um cachorro que nos adotou naquela caminhada.

Um fato interessante, os cachorros lá parecem uma espécie de animal sagrado. Há muitos cachorros nas ruas, cachorros grandes. As pessoas que estão de bobeira, fazem carinho neles, dão comida, cuidam mesmo. Até os policiais (carabineiros) fazem carinho neles e tal. Bem diferente do Brasil, onde as pessoas chutam e expulsam os animais de rua da presença humana. Apesar dos cachorros, não achei nenhuma caca no chão. Aliás, a cidade é bem limpinha. Pablo, o taxista, nos falou que as câmeras de monitoramento da cidade filmam as pessoas que sujam a cidade e que a multa é de U$100,00 para quem for pego jogando lixo nas ruas.

No mais o Chile é bem parecido com o Brasil, as pessoas são bem simpáticas e prestativas. Dão informação e não acham nada de ruim nisso.

Gostamos muito! E ficamos com vontade de voltar para passar um final de semana em Viña, e  conhecer o Sul, no taxi que pegamos para o aeroporto, o taxista nos falou que tem um passeio, +/- na mesma distância de Viña para Santiago, só que ao sul, em que você faz um safari. A gente dentro do carro e os animais fora, os animais subindo no carro e tal. Mas, infelizmente ficará para a próxima! Também voltaremos para conhecer Atacama. Ah... voltaremos muito, se Deus assim nos permitir, pois o país é lindo! E cheio de lugares mágicos para conhecermos!

É isso pessoal! Espero ter ajudado e entretido vocês com as nossas aventuras! Esse é o nosso jeito de fazer turismo! O mínimo de empresas sanguessugas de turismo e o máximo de sentir e conhecer a cultura, os lugares e as pessoas do local. Com isso é claro, o planejamento da viagem é mais demorado, afinal quem cuida dos detalhes somos nós!

Abraço a todos!
Volto na nossa próxima aventura!