sexta-feira, 15 de junho de 2012

Chile - nosso roteiro (dia 1 e 2)

Dia 01: Saímos de VIX no meio da manhã, almoçamos em GIG, e moramos no aeroporto até a hora do nosso embarque para SCL.

No Free Shop de embarque do GIG tem bastante coisa interessante, vale a pena dar uma conferida no site, que possui algumas promoções exclusivas para reservas online. Mas não tinha tudo que nós precisávamos.
Costumo viajar levando apenas as roupas básicas, nada de cosméticos (shampoo, condicionador, leave-in, sabonete facial, blá blá), normalmente levo apenas filtro solar e o restante compro lá.

Dessa vez nos demos mal! No primeiro dia lá fiquei sem lavar o cabelo, e saí desesperada atrás de uma “peluquería”  e acabei comprando shampoo e condicionador quase pelo mesmo preço aqui do Brasil (apenas alguma coisa mais barato). Lavei o rosto com o shampoo que tem no hotel, e meu hidratante foi o filtro solar. Também saí desesperada atrás de uma farmácia, e comprei o sabonete facial e o hidratante também pouca coisa mais barato que no Brasil.
(no geral não achei as coisas tão mais baratas aqui. Exceto tênis)

O free shop de Santiago é mais caro que o do Brasil, em regra. Mas encontramos uma boa promoção de chocolate Guylian (o melhor que já comi até hoje), estavam 3 caixas por U$24,00, leve 3 pague 2, normalmente custa em torno de U$12,00 cada caixa. E tbm só achei a caixa com os bombons de frutos do mar no Chile, no Brasil e no free da Lan (a companhia aérea Lan tbm tem free, e algumas coisas são mais baratas lá, você compra no avião mesmo), nesses dois havia achado apenas o sortido e o de trufas, prefiro os bombons. E também achamos uma promoção boa de Chivas 12 anos: 2 garrafas por U$56; não achei esse preço em nenhum outro lugar... Compramos 2 garrafas na volta e não tivemos problemas, podemos embarcar com até 4 garrafas.

Conseguimos barganhar um taxi pro hotel por CLP 14.000,00, uma pechincha, imagina!! Aproximadamente R$56,00 para menos de 20 min de viagem!!!

No hotel check-in sem problemas! Levem o passaporte se quiserem solicitar isenção do IVA, um imposto cobrado sobre a hospedagem de 19%. Ficamos no Ibis Providência, um hotel muito bem localizado, serviço padrão em todo o mundo, a mesma coisa, até a planta do quarto e design dos móveis são os mesmos de Buenos Aires.

Fomos jantar. Sugestão Liguria, muito pertinho do hotel, e era uma das sugestões que eu havia anotado em nosso roteiro. Não sei se era a fome, mas estava tudo muito gostoso! O Frank pediu um espaguete com mechada (uma carne cozida, que fica cozinhando um tempão e fica muito boa), e eu algo leve, ravióli de espinafre com ricota. Tudo bem gostoso!

Achei uma coisa muito legal, lá eles não incluem a “propina” na conta, e você pede para adicionar o quanto você quiser. Todos ficavam muito agradecidos quando pedíamos para adicionar 10% de propina.

Outra coisa interessante, é que quando compramos no exterior no cartão de crédito, pagamos 6,38% de IOF, e quando compramos no débito, pagamos apenas 0,38% de IOF. Sempre pedia para passar tudo no débito, mas poucas máquinas aceitavam. E quando cheguei ao Brasil, verifiquei que nada caiu no débito, e deve vir tudo na próxima fatura do cartão de crédito. O mesmo aconteceu com a minha irmã que foi para a Europa pouco antes. Não sei por quê!

Dia 2: Meu aniversário! 08/Jun - nunca mais se esqueçam viu?? Adoro receber parabéns!!! :-p Estava me sentindo muito aniversariante nesse dia!!! Deixamos para fazer as coisas mais cachacentas nesse dia, afinal né? 30 anos precisa ser comemorado!!

Reservamos aqui no Brasil o passeio na Viña Concha y Toro para as 10:00. Tomamos café da manhã no hotel. Dica: Se vocês forem ficar no Ibis, não recomendo tomar o café da manhã do hotel, muito fraquinho! Tem alguns cafés próximos do hotel, e se você não tiver pressa de sair logo, vale a pena conferir! Na pressa, vai o café da manhã do hotel mesmo!

Pegamos o metrô que fica pertinho do hotel (Manuel Mont), e fomos! Saímos com 1:30 de antecedência (suficiente), pegamos a linha 1 (roja=vermelho), até a Tobalaba, de lá pegamos a linha 4 (azul) até Plaza de Puente Alto, de lá CLP 2.500,00 de táxi até a viña. Chegamos pertinho das 10:00! Fizemos o passeio bem turístico, mas que conta um pouco da história das uvas da própria vinícola e tal. Duas degustações, e una copa de regalo (uma taça de presente). Passamos na lojinha, compramos 4 vinhos e demos linha!
Foto: Mariana Gurgel - Degustação 2 - Carmenere Gran Reserva 2009

Foto: Mariana Gurgel - Casilero del Diablo Reserva Privada.
(Dá pra ver o dito cujo ao final tomando conta  de tudo!)

Havíamos marcado o passeio na Cousino-Macul para 12:00. Reservamos essas duas, porque são nossas vinícolas prediletas! Pegamos o metrô linha 4 (azul) saltamos em Quilín, pegamos um táxi até a vinícola e advinha? Chegamos 10 min atrasados, só tinha uma pessoa atendendo loja e pessoal do passeio, o pessoal do passeio das 11:00 estava lotando o balcão querendo comprar bebidinhas, conseguimos falar com a atendente 12:30, e perdemos o passeio!! Fiquei decepcionada, pois prefiro Cousino-Macul do que Conha y Toro. Compramos 2 vinhos e fomos pro hotel, porque o moço que estava carregando as 6 garrafas estava reclamando do peso!! No caso, meu marido! Levamos a mochila, e colocamos 4 garrafas na mochila e as outras duas e as duas taças que havíamos ganhado, foi na mão. Mas aí o metrô já esta um pouco mais vazio.

Do hotel, já devidamente sem peso nas mãos, fomos para a Calle Isidora Goynechea, 3000, no Coquinaria, é tipo uma delicatessen com restaurante, foi muito bem indicado por um dos blogs que li. Muito legal o lugar, muitos sais, azeites, especiarias, queijos, sorvete, essa coisinhas... O restaurante, bom, o Frank adorou o prato dele, ele pediu carne e foi feliz; já eu... pedi um risoto de frutos do mar, o prato é muito bem preparado, mas não fez meu paladar! Esse camarão com cara de mal cozido olhando pra mim me deu um nojinho, e o sabor estava muito ativo de pescado. Sei lá... alguém pode provar e dizer que foi o melhor prato da vida dele, mas não da minha... enfim...

Foto: Mariana Gurgel - Risoto de furtos do mar.
Foto: Mariana Gurgel - Prato do Frank.
Foto: Mariana Gurgel - como eu gosto pouco de chocolate,
pedi uma sobremesa com um mix de tudo de chocolate,
legalzinha.

Depois do almoço, a programação era subir no terraço do Hotel W Santiago, que fica atrás do Coquinaria, para beber no bar e aguardar o pôr do sol. Mas como precisávamos ainda comprar o básico para nossa higiene pessoal (shampoo, condicionador, sabonete para o rosto, hidratante para o rosto, etc.) que não havíamos encontrado nos 3 free shops pelos quais passamos (Rio, Lan, Santiago), fomos para o Parque Arauco, o shopping mais famoso de lá.

Lá entramos nas tão famosas Falabella, Ripley, Paris, não vi nada de mais não... lojas bem completas e preços +/- iguais ao Brasil. Os cosméticos mais baratos que o mercado brasileiro, mas, claro, mais caro que no free shop. Comprei meu lápis de olhos preto da MAC (me arrependi, porque no free do Rio da volta tinha MAC, e estava mais barato! Hnf), e compramos em uma loja de tênis, 3 tênis e uma chuteira, e pagamos o preço de 1 tênis e talvez 1 chuteira. Aí valeu a pena!

À noite jantar especialíssimo de aniversário!! Estávamos sem fome ainda, e por isso procuramos algum lugar para degustarmos uma pizza chilena! (super especial kkk). Comemos no Voraz, perto do hotel, pizza “muy esquisita”!! Uma delíciaaa.