sexta-feira, 15 de junho de 2012

Chile - nosso roteiro (dia 3 e 4)

Dia 3: Dia de turistar! E fez um frio danado: 1°

Pegamos o metrô, linha 1, para La Moneda. A ideia era tomar café da manhã na Confeitaria Torres (tradicional café chileno) e assistirmos às 10:00 o “cambio de guardia” no Palácio La Moneda. Chegamos em cima da hora e já ouvíamos a banda tocar al fundo, mas não perdemos nada. Eles vêm marchando pelas ruas do Centro, nessa hora o trânsito das ruas por onde a marcha vai passando é parado. É uma coisa linda de se ver, eles são muito patriotas! Quase acabei com a memória da máquina filmando! Dica: É preciso verificar se o dia que você planeja tem troca de guarda, porque ela acontece em dias alternados!

Filmagem e narração: Mariana Gurgel

Saímos à procura da Confeitaria Torres. Pelo ponto que havia marcado no mapa do Google Earth que eu havia feito em Vitória, não conseguimos encontrá-lo, então o jeito foi colocar a boca no mundo e perguntar! Chegamos! Estava tão quentinho lá dentro! Uma delícia!! Kkk Pedimos um sanduiche cada um, eu un queso caliente, e o Frank o tradicional Sanduiche Barros Luco (pão, filé e queijo). Achei gostoso, mas com poucas opções para o café da manhã, talvez seja melhor em um lanche da tarde ou almoço.

Começamos nosso passeio pelas ruas do centro da cidade. Eu tinha o mapa do Google Earth com os pontos que gostaríamos de visitar marcado nele, mas não tínhamos muita noção de distância, por isso dividi os passeios pelos bairros em dois dias. Mas acabamos fazendo o Centro e o Bairro Bellavista em um dia apenas, sobrando um dia livre!

Pegamos o Passeo Ahumada, uma rua de pedestres na qual há muitas lojas e cafés (sugestão se for deixar pra tomar o café da manhã no passeio, como fizemos, esquecer o Torres, e ir para algum café do Passeo Ahumada). Após o passeo ahumada, passamos pela Plaza de Armas, ficamos um pouco preocupados, pois naquele dia estava acontecendo movimentos pró-ditador Augusto Pinoché, e tinham algumas pessoas com bandeiras comunistas na praça. Mas nada que não passou de “coisa da nossa cabeça”.

Ignoramos o Mercado Central, como já havíamos planejado ignorar, porque não gostamos de pessoas nos abordando para entrarmos no restaurante deles, e o Frank odeia cheiro de peixe. E fomos para o Cerro Santa Lucia! Lindíssimo!!!

Foto: Mariana Gurgel - vista do Cerro Santa Lucia.

De lá analisamos nosso mapa, e vimos que as coisas eram mais perto do que imaginávamos. Então resolvemos ir andando para o Bairro Bellavista (nosso passeio de domingo). No caminho aproveitamos para apreciar a arquitetura e os costumes dos chilenos, muito agradável! Quando chegamos na rotatória que deveríamos seguir para o norte, seguimos para o sul, andamos, andamos, andamos e nada de chegar ao Pátio Bellavista, resolvemos dar uma guinada de 180° em nossa caminhada, voltamos para a rotatória e seguimos para o norte, chegando rapidamente no nosso destino.

Pátio Bellavista: muitos restaurante, e lojinhas de artesanato! Demos por visto, e seguimos pela rua lateral, a Constitución, onde se localizava o restaurante da vez (esse eu peguei indicação com minha irmã, e também em blogs aqui na net) Como Água para Chocolate, como ainda não estávamos com fome, seguimos para La Chascona (eu havia reservado o passeio para domingo, mas íamos tentar visitar no sábado mesmo, já que estávamos lá), a Casa de Pablo Neruda em Santiago. Chegamos lá, nada de passeio por aquele momento. Resolvemos almoçar e voltar depois para tentar a visita.

Voltamos ao restaurante Como Água para Chocolate que agora estava com fila de espera, e voltamos para o Pátio Bellavista, apesar de essa rua, a Constitución, ser basicamente de restaurantes. Lá almoçamos no Back Stage, pedi alguns drinks muito gostosos, e o Frank experimentou uma cerveja local, mais uma vez comi massa e o Frank carne. Gostei!

Depois de almoçar, como prometido voltamos na La Chascona, mas precisaríamos esperar 40 minutos para a próxima visita. Sendo assim, desmarcamos a visita de domingo, e fomos embora. Fomos no Parque Arauco, pro Frank trocar o tênis por um número maior, passeamos mais um pouco lá, e não achamos nada de bom, de novo.

Na volta para o hotel, pegamos um táxi com um taxista simpático, e resolvi perguntar para ele quando seria o passeio para as principais estações de esqui próximas de Santiago, e o passeio de Viña del Mar e Valparaíso (que quando fizemos nosso roteiro havíamos eliminado, mas agora tinha sobrado um dia). Mas no meio da conversa resolvemos fazer os dois passeios em um único dia, afinal, nem eu nem Frank iríamos esquiar, e ficar lá o dia inteiro, como previsto nos passeios das empresas de turismo, seria um pouco de mais! O passeio com o Pablo (tel. 7218-9040) ficou em CLP 140.00,00 (R$560,00), acabamos pagando sozinhos, porque, apesar de termos procurado, não achamos nenhum outro casal para dividir.

Com as empresas de turismo o passeio sairia um pouco mais barato, levando em conta que estávamos em 2, mas se estivéssemos em 3 ou 4, sairia mais barato com o taxista! Mas mesmo assim, optamos pelo passeio privado, por privacidade, fazermos o nosso tempo sem ter que ficar esperando os outros, e porque resolvemos novamente juntar dois passeios em um!

Nosso jantar foi um sanduíche do hotel, bem só para não dormir sem comer nada. Também não indico. Mas não queríamos sair, pois estávamos cansados, e com quase nada de fome.

Dia 4: Valle Nevado, Farallones, Colorado, Viña del Mar e Valparaíso.
MUUUUITO BOM!!! A Estrada para as estações de esqui é linda!! Perigosa, mas linda! O caminho ainda não estava cheio de neve, por isso foi mais tranquilo. Lá em cima é lindo, lindo, lindo!
Foto: Mariana Gurgel - vista do mirante em que paramos para nosso organismo se acostumar com a altitude. São 4.000m no total, dá pra passar mal! Dica: levar chiclete!

Foto: Pablo taxista

Foto: Mariana Gurgel - Meu ogrinho separando o gelo para o whisky!
Ele congelou a mão?? Não que isso!!

De roupa, coloquei a meia calça de acrílico, fio 60, eu acho, a leg, e a calça jeans; além de uma blusa bem quentinha da Scala que havia comprado para isso, o sobretudo, luva e cachecol, que coloquei prendendo o cabelo para tampar as orelhas. Ficou um pouco frio, mais tolerável. Estava -3°, mas no alto inverno, quando tudo fica coberto de neve, chega a -25°, ou seja, precisa alugar roupa própria!!!

Depois fomos ao café do complexo do Valle Nevado, tomei um chocolate quente com conhaque (delícia!), o Frank e o motorista foram mais conservadores e beberam café!

Lá de cima dá para ver Santiago, e naquele dia, não sei se em todos, estava especialmente lindo, as nuvens de neblina e poluição fazendo parecer um mar! Belíssimo!

Foto: Mariana Gurgel - O "Mar" de Santiago!

Fomos para Viña del Mar e Valparíso, já con mucha hambre! Almoçamos no Castillo del Mar, por sugestão do motorista, um restaurante bem turístico! Para vocês terem ideia, o guia da excursão que estava lá até tentou falar que estávamos no grupo dele para ganhar comissão em cima do que íamos consumir. Muito gostosa a comida, mas também muito cara.

O pobre o Pablo não havia comido nada e queria esperar no carro! De imediato não deixamos! Ele almoçou conosco, primeiro ele queria pedir só uma entrada, para não gastarmos muito, mas quando dissemos para ele se alimentar direito, aí ele enfiou o pé na jaca! Pediu o prato, dois acompanhamentos e sobremesa!! Kkk mas tudo bem... incomodou, mas não nos deixou mais pobres. E ele ficou tão satisfeito que deu gosto! Então, ficamos felizes também!

Passeamos pelos pontos turísticos de Viña (sugestão vá no final de semana que é bem gostoso, dia de semana, é meio tumultuado, como grandes cidades). Viña é linda! Mas acho que vale mais a pena pegar um final de semana para ficar lá e curtir as praças, os calçadões, os restaurantes, porque depois passamos por uma rua legal, cheia de restaurantes, isso de carro, mas merecia um passeio a pé, com calma, e talvez um almoço em um desses restaurantes. Ou então ir de ônibus, passar o dia, sem ninguém no seu pé, e voltar à noite.

Depois fomos a Valparaíso, passeamos pela parte tombada como Patrimônio da Humanidade (o porto e a praça em frente), legalzinho...

Foto: Frank Salgado - mais uma vez a prova de que a poluição pode nos proporcionar imagens lindas!
Pôr do Sol em Viña del Mar.

Nesse dia não jantamos! Íamos no Aqui Está Coco, que havia sido bem indicado pelos blogs, mas quando o Frank pesquisou nas críticas de algum site da internet, acho que do Google Mapas mesmo, ele viu que de um mês para cá só tinha crítica ruim, falando que além de caro era ruim. Aí estávamos sem fome mesmo, acabamos não jantando.